Realização de múltiplas cirurgias para tratamento da endometriose

[ Imagem de autor desconhecido ] Infelizmente, é comum as múltiplas cirurgias para o tratamento da endometriose, inclusive em países desenvolvidos como EUA, Austrália e Reino Unido. Tenho recebido com muita frequência pacientes com vasto antecedente cirúrgico, incluindo cirurgia laparotômica (aberta), com persistência dos sintomas e, muitas vezes, com a relevante piora dos mesmos. Provavelmente isso não é a endometriose que voltou… O mais provável é doença “que ficou para trás”, que não foi removida por completo. Quando, então, nos propomos a fazer um tratamento cirúrgico para essas pacientes, muitas vezes, o desafio se torna ainda maior, devido às múltiplas aderências e fibroses das cirurgias prévias.
O que os especialistas de endometriose também têm observado é o suposto tratamento dos endometriomas através da remoção dos ovários, por completo. Individualizando caso a caso, a melhor maneira de tratar o endometrioma é remover a endometriose do ovário (vide post na bio) e não privar essas pacientes do tão importante hormônio da mulher, que tem seu fundamental papel (inclusive em parte da menopausa): o ESTRADIOL!
A endometriose ainda é considerada uma doença sem cura. Contudo, o que está mais próximo dela é o tratamento cirúrgico completo e bem indicado. Cirurgia para endometriose não é brincadeira! Trata-se de um procedimento complexo, especializado e multiprofissional.