A Mágica da fecundação


A gravidez é o período que vai desde a fecundação até o parto. Esse processo dos longos 9 meses é repleto de transformações, sintomas e sensações: é a vida tornando-se real dia após dia.

E tudo começa com a mágica da fecundação… Ouso dizer que foi o “vestibular” mais difícil pelo qual fomos submetidos. Apenas um espermatozóide (23 cromossomos) entre milhares, ganha a competição e atravessa a membrana do óvulo (23 cromossomos). “Este” vencedor passou por diversas interpéries… Desde os ductos do aparelho reprodutor masculino, venceu o Ph ácido da vagina, sobreviveu a tortuosidade do canal cervical e da tuba uterina, além de ter chegado primeiro e conseguido transpassar as barreiras do ovócito… Normalmente esse campeão carrega o melhor material genético daquela seleção do esperma. Não podemos desmerecer a vitória da seleção do ovócito! Afinal, aquele selecionado foi o melhor entrei os 1000 folículos recrutados naquele ciclo menstrual da mulher.
Só assim, depois de fundidos esses gametas, os cromossomos do pai começam a se combinar com os cromossomos da mãe e isso dá início à multiplicação celular. Fantástico, não?

Na próxima vez que seu filho (a) perguntar “da onde os bebês vem”, você tem um jeito bem diferente para explicar a mágica da vida…
E conclua sem medo: “Meu filho(a) você é único. E o mais importante, é um campeão desde o nascimento!”